Edições anteriores

  • ANAIS DO V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - CÂMPUS DE IPORÁ
    2015

    APRESENTAÇÃO

    O COSEMP 2015 constitui um múltiplo evento, realizado no Oeste Goiano, que congrega discussões e atividades de caráter, ao mesmo tempo, formativo, propositivo e acolhedor das experiências do público alvo: comunidade acadêmica do Câmpus da UEG de Iporá e especialmente os professores das redes estadual e municipal de ensino, que historicamente são parceiros nos projetos de estágio, de extensão e do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência.

    O avanço das tecnologias educacionais, a presença efetiva de alunos com deficiências nos diferentes níveis de ensino, a necessidade de ampliação dos espaços formais e não formais para a realização dos estágios supervisionados, as perspectivas esperadas nas 21 metas da Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014 – Plano Nacional de Educação que provocará o realinhamento das políticas públicas educacionais para os próximos 10 anos são algumas das razões que justificam a temática do evento.

    Baseando-nos metaforicamente na representação do cubo mágico (logo do COSEMP) podemos dizer que as demandas educacionais são como as peças coloridas desorganizadas deste objeto. Elas representam a complexidade do ensino, o qual deve ser organizado a partir das múltiplas possibilidades teóricas, dos documentos legais, dos parâmetros curriculares oficias e das orientações metodológicas para, assim, expressarem as facetas da formação do professor e de sua práxis.

    Nesse sentido, os quatro subtemas do COSEMP representam estas facetas e as atividades que compõem a espinha dorsal do evento. São, portanto, as combinações possíveis entre as demandas educacionais e promoção de um ensino significativo. A relação entre universidade que “forma” professores x a escola que “forma” alunos x o Estado que “forma” as instituições de ensino em todos os níveis se destacam como uma das articulações possíveis e necessárias para a constituição de uma sociedade mais democrática, solidária, inclusiva e isenta das diferentes formas de discriminação ente os sujeitos.

     

    Nesse contexto, a proposta dessa temática justifica-se pela realidade ao acesso à educação superior para acadêmicos com alguma deficiência, em conformidade com os marcos legais:  Declaração de Salamanca – 1994; 7.853, de 24 de outubro de 1989, que  dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção, e dá outras providências; Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 que complementa a lei citada e; o Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 que abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável da prática pedagógica no ensino superior.

    A prática cotidiana da sala de aula na universidade, a troca de experiências entre escola campo e professores iniciantes, a aproximação entre a discussão teórica na UEG de Iporá, a produção científica sobre o ensino nos cursos de formação de professores, experiência profissional e prática dos docentes da rede básica de ensino também justificam a realização do COSEMP 2015.

    Nesse sentido, o evento tem por objetivo oportunizar a reflexão sobre a formação docente via estágio supervisionado e programas de iniciação à docência, bem como compartilhar as experiências vividas no contexto dos projetos de ensino, extensão e pesquisa. A sua realização contribuirá na produção de referencial bibliográfico sobre os eixos de discussão e divulgará o conhecimento através do lançamento do livro Paradigmas de ensino: adaptações curriculares e o direito ao saber, resultado das discussões do COSEMP – 4º ed. realizado em 2014, que reuniu cerca de 600 participantes.

  • Anais do XIV Seminário de Estágio Supervisionado e VIII Jornada Jurídica
    v. 1 n. 1 (2025)

    O Seminário de Estágio Supervisionado da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá se encontra em sua XIV edição e integra parte da carga horária do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura da Unidade. Já a Jornada Jurídica, está em sua oitava edição. O evento constituiu um momento propício para divulgar os resultados das atividades desenvolvidas durante o ano de 2024, bem como para socializar com os colegas, professores e com a comunidade os saberes adquiridos e, principalmente, incentivar os acadêmicos à prática da pesquisa. Enquanto o Seminário de Estágio configurou o espaço de culminância de todas as etapas do Estágio Supervisionado, na Jornada Jurídica os acadêmicos do curso de Direito divulgaram os resultados de suas pesquisas desenvolvidas no decurso das disciplinas cursadas e trabalhos de conclusão de curso.

    O objetivo geral do evento foi proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura e bacharelado da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá, um espaço para a socialização dos resultados obtidos a partir das suas pesquisas realizadas durante o ano de 2024.

    A metodologia do evento se caracterizou com duas palestras de abertura, direcionadas aos acadêmicos da Licenciatura e do Direito; sessões temáticas de apresentações orais e exposição de pôsteres. O evento transcorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, envolvendo os alunos de todos os períodos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática e do Curso de Bacharelado em Direito. Durante o evento os acadêmicos dos cursos de licenciatura realizaram apresentações orais em sessões temáticas, enquanto os acadêmicos do curso de Direito fizeram exposição de pôsteres.

    Os acadêmicos submeteram resumos simples de suas pesquisas em parágrafo único, contendo de 200 a 400 palavras com orientação de apresentar nesse resumo uma introdução sobre a temática abordada no trabalho, a descrição do objetivo e da metodologia, bem como os resultados alcançados, as considerações finais e três a cinco palavras-chave. Os trabalhos que se enquadraram nessa proposta se encontram no conjunto destes anais.

    Ressaltamos por fim, que o texto dos resumos é de inteira responsabilidade de seus autores.

     

  • Anais do IV Congresso de educação - Câmpus de Iporá
    2014

    O IV Congresso de Educação da UEG de Iporá, V Seminário de Estágio Supervisionado, II Encontro PIBID tem o objetivo de propiciar a reflexão acerca dos novos paradigmas do ensino engendrados na universidade e nas escolas do ensino básico nessas duas primeiras décadas do século XXI.  O evento tem por tema os NOVOS PARADIGMAS DE ENSINO: ADAPTAÇÕES CURRICULARES E O DIREITO AO SABER. Realizaremos uma discussão com a comunidade acadêmica constituída por professores e acadêmicos dos Cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática, os profissionais da educação que atuam nas redes de educação básica e egressos que ainda não conseguiram adentrar no mercado de trabalho educacional.

                Nossa meta é refletir sobre qual a formação oferecida pela universidade, no sentido de garantir o ensino público, gratuito e de qualidade, atendendo sobretudo a dinâmica da sociedade contemporânea e aos anseios daqueles que historicamente já foram excluídos do direito ao conhecimento. Assim, o avanço das tecnologias educacionais, a presença efetiva de alunos com deficiências; a diminuição dos espaços para a realização estágio; o descaso do Estado no incentivo à licenciatura; o avanço dos cursos superiores, presencias e não presenciais, em instituições privadas e, por consequência, a baixa demanda para o ingresso nos cursos de formação de professores justificam a temática deste evento, o qual sugere temas provocativos sobre a formação docente, sobre o papel da Universidade e do Estado na preparação dos futuros educadores e profissionais da educação para as questões da diversidade e da valorização da profissão no âmbito regional.

                O envolvimento de todo o corpo docente da UEG de Iporá e dos professores das redes de ensino básico é também um desafio que esta proposta busca superar. Pretendemos assim ampliar o debate e a construção de uma ideia única de universidade como espaço de saberes diferentes, que se complementam e se apoiam na busca de um mesmo objetivo: a produção do saber a partir do estímulo à autonomia intelectual.

    Paula Junqueira da Silva Rezende

  • ANAIS DO III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - CÂMPUS DE IPORÁ
    2013

    As inúmeras discussões e reflexões coletivas na Unidade Universitária da UEG de Iporá culminaram na proposta de que o Congresso de Educação, em sua terceira edição, abarcasse também o Seminário de Estágio e o Encontro do Pibid. Nesse sentido, o evento proposto acontecerá no período de 28 a 30 de novembro de 2013, intitulado III Congresso de Educação, IV Seminário de Estágio e I Encontro do Pibid, sob a temática “Paradigmas da Profissão Docente”. O evento se propõe a ser espaço de estudos, reflexões, intercâmbios, de construção de novas aprendizagens do fazer pedagógico e, consequentemente, da profissão docente. Professores universitários, acadêmicos, professores da educação básica, bem como pessoas da comunidade iporaense e regional interessadas em ampliar seus conhecimentos relativos à formação docente constituirão a clientela desse evento que contará em sua programação com Palestras, Mesa de Debate, Relato de Experiências, Comunicações Coordenadas, Grupos de Trabalhos (GTs), Exposição de Posters e Apresentações Artísticas e Culturais. Para a construção da programação do evento optou-se pela busca de aprendizagens advindas dos ensinamentos de pesquisadores de renome nacional, dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como dos projetos de estágio supervisionado e do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-Pibid, desenvolvidos na instituição. Ângela Maria L. Ferreira Moura