Manual Isso é uma Lenda
Uma proposta de ensino de língua portuguesa em sala de aula
Resumo
No âmbito do componente de prática pedagógica PPLP- Intervenção na Educação Básica I, do curso de Letras da UFMA, foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita apresentado aos professores de língua portuguesa por meio de um manual. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de projeto para ensino de leitura e escrita em sala de aula direcionada aos professores de língua portuguesa. Para elaboração do manual, como referencial teórico, baseamo-nos nos pressupostos de Martins et al. (2020), que discutem a importância das metodologias ativas como forma de dinamizar, envolver e interagir em sala de aula. Outrossim, Maciel et al. (2011) esmiúçam a necessidade, advinda dos avanços tecnológicos, de o aluno estar na posição de protagonista, no que se refere ao ensino. O projeto se alinha à Linguística Aplicada (LA), uma vez que está pautado no desenvolvimento linguístico como prática social contextualizada, neste caso, com o uso das lendas maranhenses: A serpente encantada; A carruagem de Ana Jansen e a Lenda do Olho d ́água. Em se tratando da LA, fundamentamo-nos em Azevedo e Rowell (2009), que discutem a importância da LA na solução de problemas relacionados ao uso da linguagem. Como procedimentos metodológicos, a elaboração da proposta, que aconteceu em contexto remoto devido à pandemia de Covid-19, envolveu seleção e discussões de lendas maranhenses, organização da metodologia do projeto com elaboração das etapas e das estratégias de acompanhamento e avaliação a serem realizadas pelo professor durante as atividades propostas, bem como a organização do design do manual. Por fim, como resultado, obteve-se o manual pedagógico intitulado “Isso é uma lenda: desenvolvendo a leitura e escrita em língua portuguesa'', uma proposta aos docentes com atividades para o ensino da língua materna, que também proporciona o conhecimento cultural regional.