Avaliação da aprendizagem e os novos paradigmas da avaliação: implicações na prática docente

Autores

  • Edergênio Severino Vieira
  • Gabriella de Paula Lima

Palavras-chave:

Aprendizagem, Prática Docente, Universidades

Resumo

Nos últimos anos ocorreram grandes mudanças na educação em todos os
níveis, etapas e modalidades de ensino. Os paradigmas antes inquestionáveis no modelo de ensino brasileiro, hoje passam a ser questionados. A criação e expansão de universidades e institutos federais de educação, além das ofertas da rede privada, propiciou o ingresso de uma quantidade significativa de jovens estudantes no ensino
superior. Há diversas formas de exclusão no ensino superior: evasão, repetências e etc. Diante disso uma das grandes preocupações no ensino superior é a avaliação no cotidiano universitário. Neste contexto, esse trabalho tem por objetivos: distinguir à luz do pensamento moderno a diferença entre examinar e avaliar; evidenciar o caráter punitivo e as limitações da prova na prática docente superior; recomendar novas formas de avaliação como forma de contrapor o paradigma da prova na
educação contemporânea.

Downloads