Sobre a Revista

O Encontro de Educação Histórica e Diversidade (EEHD) é uma possibilidade de debater o saber historiográfico, o campo da educação e os desafios do ensino na contemporaneidade. Com o desafio de pensar o diálogo inter-trans-multidisciplinar, que envolve os pressupostos filosóficos, sociológicos, históricos, linguísticos, pedagógicos e outros, da formação superior, esse suporte eletrônico reúne e armazena resumos, relatos de experiência e artigos completos que lançam luz sobre as formas de ensinar e aprender, pesquisar e dialogar.

Nesse sentido, refletir sobre a Educação, a História e a Diversidade, conforme Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011), são modos de se pensar na função social do saber e compreender a formação cidadã, o respeito à diversidade cultural e a possibilidade de compreensão do universo cultural historicamente constituído, como algo necessário e urgente.

Logo, os textos arquivados nos anais são uma fonte de conhecimento que supre as carências intelectuais de quem busca lucidez e ampliação da experiência intelectual. De modo geral, os resumos, relatos e artigos abrem horizontes de discussão que permitem refletir sobre o papel da Educação para a vida e para a convivência em sociedade. Fator importante para perceber as diferenças, respeitar o outro, a diversidade e superar as formas de preconceito e discriminação.