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  • Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
    v. 1 (2022)

    APRESENTAÇÃO

    O evento busca reunir pesquisadores que se preocupam com a história enquanto conhecimento. Logo, desenvolver o pensamento histórico, a formação da consciência histórica e os processos que envolvem a aprendizagem histórica com foco na diversidade, constitui nosso tema central. Para pensar na Educação Histórica e Diversidade ancoramos em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011). Na visão dos pesquisadores, a função social da Educação Histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade cultural e a possibilidade de compreensão do universo cultural historicamente constituído. Nesses termos, as mesas e os simpósios temáticos abrem horizontes de discussão que permitem refletir sobre o papel da Educação histórica para a vida e para a convivência em sociedade. Fator importante para perceber as diferenças, respeitar o outro, a diversidade e superar as formas de preconceito e discriminação.

    PÚBLICO-ALVO

    O evento quer reunir um público heterogêneo. Estudantes que cursam a Licenciatura; as diversas áreas de conhecimento e outras IES. Pesquisadores e estudiosos da história e áreas afins; professores das redes pública e privada; estudantes egressos; estudantes de Pós-Graduação; gestores e demais profissionais da área da educação.

    COORDENADORES 

    Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC-GO).
    Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC/GO).
    Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/UFG). 

    REALIZAÇÃO 

    Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da PUC Goiás.
    Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Cora Coralina / Unidade Universitária de Jussara.

    FORMATO

     Presencial.

    PROGRAMAÇÃO

     ▷ 30 de novembro de 2022.
    19h. UnU/Jussara.

    □ Mesa I Educação Histórica, Patrimônio e história regional.
    Prof. Marlon Teixeira de Faria (UEG/SEDUC).
    CV: http://lattes.cnpq.br/1472960833151921
    “Entre narrativas e simbolismos: o distrito de Águas de São João e suas águas sulfurosas”
    Prof. Wanderson Claudio da Silva (UFG/SEDUC).
    CV: http://lattes.cnpq.br/0663024158987870
    "Os desafios do uso dos filmes nas aulas de história: o uso da história regional."

    ▷ 01 de dezembro de 2022.
    19h. UnU/Jussara.

    □ Mesa II – História, performance e ditadura.
    Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC /GO).
    CV: http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
    "História e Performances culturais: ampliação de interfaces de estudos e pesquisas."
    Prof.ª Dayse de Jesus Rocha (UFG).
    CV: http://lattes.cnpq.br/6460247420974263
    "Isaura Botelho: bordados e tortura na Ditadura Militar Brasileira - 1964-1985."

    ▷ 29 de novembro de 2022. 02 de dezembro de 2022
    19h. UnU/Jussara.

    □ Mesa III Educação, mulheres e História.
    Prof.ª Jéssika Aparecida Santos Ferreira (UEG/Col. Objetivo).
    CV: http://lattes.cnpq.br/9092830870581378
    "A construção da identidade da mulher negra: um olhar sobre o conto "Quantos filhos Natalina teve?" - Discurso e representatividade."
    Prof.ª Liliane Rodrigues de Araújo (UEG/SEDUC).
    CV: http://lattes.cnpq.br/6293891250604717
    "Folia de Santos Reis: devoção e tradição popular da comunidade quilombola do São Félix, em Matrinchã-Goiás." 

    ▷ 03 de dezembro (Sábado).
    7h30min. UnU/Jussara.

    Simpósios Temáticos - Comunicação oral.

    □ Simpósio Temático I - Educação Histórica e Diversidade.
    Coordenadores:
    Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC – GO).
    CV: http://lattes.cnpq.br/3686914890100830
    Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/ UFG).
    CV: http://lattes.cnpq.br/1642049390572022
    Profª. Ma. Lusa de Lara Honório Lopes (UEG).
    CV: http://lattes.cnpq.br/8299406741039176

    RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal e no tema da diversidade. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam desses conceitos, categoria afins e pressupostos constituidores da problemática do evento.

    Referências:
    SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
    RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
    RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
    RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
    RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

    Comunicadores:
    Divina Maria dos Santos Ferreira - A MÚSICA “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
    Fábio Augusto Rodrigues Ferreira - UM ESTUDO QUEER QUE BUSCA A SIGNIFICAÇÃO DA FAMÍLIA HOMOAFETIVA NO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO
    Jéssica Silva de Oliveira - CAPOEIRA: instrumento de renovação social, cultural e educativa
    Jéssika Aparecida Santos Ferreira - O ENFRETAMENTO DO PATRIARCALISMO E A IDENTIDADE FEMININA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA”
    Letícia Dállya Caldas Lessa - A CAPOEIRA NA ESCOLA: DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO
    Renata Herwig de Moraes Souza
    Thawane Gonçalves Sena - A CAPOEIRA COMO DIVERSIDADE NA ESCOLA
    Wilson de Sousa Gomes - A CAPOEIRA NOS ESPAÇOS INTELECTUAIS

    □ Simpósio Temático II - Educação e Prática Docente.
    Coordenadores:
    Profª. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/ SEDUCE).
    CV: http://lattes.cnpq.br/3472763791964084
    Profª. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG/ UFG).
    CV: http://lattes.cnpq.br/2463439334104211
    Profª. Kelen Cristina de Lima (UEG).
    CV: http://lattes.cnpq.br/9968184755601984

    Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes.

    Referências:
    ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
    MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian Bacich. NETO, Adolfo Tanzi. TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
    SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
    SANTOS, Sebastião Pereira dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
    TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

    Comunicadores:
    Larissa Gomes Ferreira
    Márcio Paulo de Souza Cruz - PROJETO AFRO-INDÍGENA – CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL DOM BOSCO
    Nayure de Paula Corrêia - LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
    Sadrack Oliveira Alves - AS NOÇÕES DE MERITOCRACIA E O DIREITO À LITERATURA: UM DEBATE A PARTIR DO USO DE "TORTO ARADO" EM SALA DE AULA
    Vanessa Helen Nunes Souza - A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: RELFEXÕES ACERCA DA OBRA BETINA, DE NILMA LINO GOMES
    Vitor Honório da Silva - GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVO
    Warlete Cristina de Oliveira - ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES AUTORAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
    Yasmim Alves da Silva - ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: INDAGAÇÕES E PERSPECTIVAS

    REFERÊNCIAS 

    SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
    RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
    RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
    RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
    RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

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  • Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
    v. 2 (2023)

    APRESENTAÇÃO

    O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade, discutindo a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia é discutir os elementos da consciência histórica ancorada à luz das teorias de Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Martins e Schmidt (2011), entendendo que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura/Linguística e da Educação, para a vida e para a convivência em sociedade, fator importante para superar as formas de preconceito e discriminação, seja no âmbito da multiculturalidade, da educação e da cultura popular.

    REFERÊNCIAS

    SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
    RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
    RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
    RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
    RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

    PÚBLICO-ALVO

    O evento tem como objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento bem como pesquisadores e estudiosos das Ciências Humanas e Sociais. Visa fomentar discussões com professores das redes públicas e privadas, gestores e demais profissionais da área da educação.

    COORDENAÇÃO DO EVENTO

    Curso de Licenciatura em Pedagogia.

    REALIZAÇÃO

    Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.

    FORMATO

    Presencial.

    PERIODICIDADE

    Anual.

    LINK DO EVENTO

    II Encontro de Educação Histórica e Diversidade

  • Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
    v. 3 (2024)

    APRESENTAÇÃO

    O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Embora o tema central seja educação histórica e diversidade, há abertura para se pensar a educação, a inclusão, as práticas e processos de ensino e aprendizagem. Ao pensar na diversidade, queremos discutir a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia de problematizar elementos da consciência histórica como nos aponta o pensador alemão Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014) e os professores Estevão C. de Rezende Martins e Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt (2011), nos faz entender que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica, compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura, da Linguística da Educação, da Filosofia, da Sociologia e outras áreas de conhecimento que pesquisam e lidam com a formação do indivíduo. Nesse sentido, os debates e propostas apresentadas, nos fazem pensar sobre a vida, a convivência em sociedade e os processos de ensino. Essas são fatores de grande importante para superar as formas de preconceito, discriminação e exclusão. Logo, são aceitas propostas que ajudem a pensar ou contribuam para uma educação multicultural, interdisciplinar, formal, não-formal e popular.

    REFERÊNCIAS

    SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
    RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
    RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
    RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
    RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

    REALIZAÇÃO

    Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.

    Coordenação do evento: Curso de Licenciatura em Pedagogia.
    Formato: Presencial.
    Periodicidade da publicação: Publicação Anual.
    Comissão Organizadora:
    Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza;
    Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes;
    Profa. Doutoranda Warlete Cristina de Oliveira;
    Profa. Doutoranda Lusa de Lara Honório Lopes;
    Prof. Me. Deusaguimar Divino da Silva;
    Profa. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira;
    Técnico Adm. Marcos Evaristiney Beltrão.

    LINK DO EVENTO

    III Encontro de Educação Histórica e Diversidade