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Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
v. 1 (2022)APRESENTAÇÃOO evento busca reunir pesquisadores que se preocupam com a história enquanto conhecimento. Logo, desenvolver o pensamento histórico, a formação da consciência histórica e os processos que envolvem a aprendizagem histórica com foco na diversidade, constitui nosso tema central. Para pensar na Educação Histórica e Diversidade ancoramos em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011). Na visão dos pesquisadores, a função social da Educação Histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade cultural e a possibilidade de compreensão do universo cultural historicamente constituído. Nesses termos, as mesas e os simpósios temáticos abrem horizontes de discussão que permitem refletir sobre o papel da Educação histórica para a vida e para a convivência em sociedade. Fator importante para perceber as diferenças, respeitar o outro, a diversidade e superar as formas de preconceito e discriminação.
PÚBLICO-ALVOO evento quer reunir um público heterogêneo. Estudantes que cursam a Licenciatura; as diversas áreas de conhecimento e outras IES. Pesquisadores e estudiosos da história e áreas afins; professores das redes pública e privada; estudantes egressos; estudantes de Pós-Graduação; gestores e demais profissionais da área da educação.
COORDENADORESProf. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC-GO).
REALIZAÇÃO
Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC/GO).
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/UFG).Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da PUC Goiás.
FORMATO
Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Cora Coralina / Unidade Universitária de Jussara.Presencial.
PROGRAMAÇÃO▷ 30 de novembro de 2022.
19h. UnU/Jussara.□ Mesa I Educação Histórica, Patrimônio e história regional.
▷ 01 de dezembro de 2022.
Prof. Marlon Teixeira de Faria (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/1472960833151921
“Entre narrativas e simbolismos: o distrito de Águas de São João e suas águas sulfurosas”
Prof. Wanderson Claudio da Silva (UFG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/0663024158987870
"Os desafios do uso dos filmes nas aulas de história: o uso da história regional."
19h. UnU/Jussara.□ Mesa II – História, performance e ditadura.
▷ 29 de novembro de 2022. 02 de dezembro de 2022
Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC /GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
"História e Performances culturais: ampliação de interfaces de estudos e pesquisas."
Prof.ª Dayse de Jesus Rocha (UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/6460247420974263
"Isaura Botelho: bordados e tortura na Ditadura Militar Brasileira - 1964-1985."
19h. UnU/Jussara.□ Mesa III Educação, mulheres e História.
▷ 03 de dezembro (Sábado).
Prof.ª Jéssika Aparecida Santos Ferreira (UEG/Col. Objetivo).
CV: http://lattes.cnpq.br/9092830870581378
"A construção da identidade da mulher negra: um olhar sobre o conto "Quantos filhos Natalina teve?" - Discurso e representatividade."
Prof.ª Liliane Rodrigues de Araújo (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/6293891250604717
"Folia de Santos Reis: devoção e tradição popular da comunidade quilombola do São Félix, em Matrinchã-Goiás."
7h30min. UnU/Jussara.Simpósios Temáticos - Comunicação oral.
□ Simpósio Temático I - Educação Histórica e Diversidade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC – GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/3686914890100830
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/1642049390572022
Profª. Ma. Lusa de Lara Honório Lopes (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/8299406741039176RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal e no tema da diversidade. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam desses conceitos, categoria afins e pressupostos constituidores da problemática do evento.
Referências:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.Comunicadores:
Divina Maria dos Santos Ferreira - A MÚSICA “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fábio Augusto Rodrigues Ferreira - UM ESTUDO QUEER QUE BUSCA A SIGNIFICAÇÃO DA FAMÍLIA HOMOAFETIVA NO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Jéssica Silva de Oliveira - CAPOEIRA: instrumento de renovação social, cultural e educativa
Jéssika Aparecida Santos Ferreira - O ENFRETAMENTO DO PATRIARCALISMO E A IDENTIDADE FEMININA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA”
Letícia Dállya Caldas Lessa - A CAPOEIRA NA ESCOLA: DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO
Renata Herwig de Moraes Souza
Thawane Gonçalves Sena - A CAPOEIRA COMO DIVERSIDADE NA ESCOLA
Wilson de Sousa Gomes - A CAPOEIRA NOS ESPAÇOS INTELECTUAIS□ Simpósio Temático II - Educação e Prática Docente.
Coordenadores:
Profª. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/ SEDUCE).
CV: http://lattes.cnpq.br/3472763791964084
Profª. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/2463439334104211
Profª. Kelen Cristina de Lima (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/9968184755601984Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes.
Referências:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian Bacich. NETO, Adolfo Tanzi. TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, Sebastião Pereira dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.Comunicadores:
REFERÊNCIAS
Larissa Gomes Ferreira
Márcio Paulo de Souza Cruz - PROJETO AFRO-INDÍGENA – CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL DOM BOSCO
Nayure de Paula Corrêia - LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Sadrack Oliveira Alves - AS NOÇÕES DE MERITOCRACIA E O DIREITO À LITERATURA: UM DEBATE A PARTIR DO USO DE "TORTO ARADO" EM SALA DE AULA
Vanessa Helen Nunes Souza - A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: RELFEXÕES ACERCA DA OBRA BETINA, DE NILMA LINO GOMES
Vitor Honório da Silva - GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVO
Warlete Cristina de Oliveira - ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES AUTORAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Yasmim Alves da Silva - ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: INDAGAÇÕES E PERSPECTIVASSCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
DOWNLOADS
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.Slide padrão do evento
Fonte usada no título do evento
Certificados -
Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
v. 2 (2023)APRESENTAÇÃO
O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade, discutindo a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia é discutir os elementos da consciência histórica ancorada à luz das teorias de Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Martins e Schmidt (2011), entendendo que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura/Linguística e da Educação, para a vida e para a convivência em sociedade, fator importante para superar as formas de preconceito e discriminação, seja no âmbito da multiculturalidade, da educação e da cultura popular.
REFERÊNCIAS
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.PÚBLICO-ALVO
O evento tem como objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de formação e áreas de conhecimento bem como pesquisadores e estudiosos das Ciências Humanas e Sociais. Visa fomentar discussões com professores das redes públicas e privadas, gestores e demais profissionais da área da educação.
COORDENAÇÃO DO EVENTO
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
REALIZAÇÃO
Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.
FORMATO
Presencial.
PERIODICIDADE
Anual.
LINK DO EVENTO
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Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
v. 3 (2024)APRESENTAÇÃO
O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Embora o tema central seja educação histórica e diversidade, há abertura para se pensar a educação, a inclusão, as práticas e processos de ensino e aprendizagem. Ao pensar na diversidade, queremos discutir a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia de problematizar elementos da consciência histórica como nos aponta o pensador alemão Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014) e os professores Estevão C. de Rezende Martins e Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt (2011), nos faz entender que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica, compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura, da Linguística da Educação, da Filosofia, da Sociologia e outras áreas de conhecimento que pesquisam e lidam com a formação do indivíduo. Nesse sentido, os debates e propostas apresentadas, nos fazem pensar sobre a vida, a convivência em sociedade e os processos de ensino. Essas são fatores de grande importante para superar as formas de preconceito, discriminação e exclusão. Logo, são aceitas propostas que ajudem a pensar ou contribuam para uma educação multicultural, interdisciplinar, formal, não-formal e popular.
REFERÊNCIAS
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.REALIZAÇÃO
Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.
Coordenação do evento: Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Formato: Presencial.
Periodicidade da publicação: Publicação Anual.
Comissão Organizadora:
Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza;
Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes;
Profa. Doutoranda Warlete Cristina de Oliveira;
Profa. Doutoranda Lusa de Lara Honório Lopes;
Prof. Me. Deusaguimar Divino da Silva;
Profa. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira;
Técnico Adm. Marcos Evaristiney Beltrão.LINK DO EVENTO