v. 3 (2024): Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)

APRESENTAÇÃO
O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Embora o tema central seja educação histórica e diversidade, há abertura para se pensar a educação, a inclusão, as práticas e processos de ensino e aprendizagem. Ao pensar na diversidade, queremos discutir a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia de problematizar elementos da consciência histórica como nos aponta o pensador alemão Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014) e os professores Estevão C. de Rezende Martins e Maria Auxiliadora M. dos Santos Schmidt (2011), nos faz entender que o conhecimento possui sua função social. A função social da Educação em uma perspectiva histórica, compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura, da Linguística da Educação, da Filosofia, da Sociologia e outras áreas de conhecimento que pesquisam e lidam com a formação do indivíduo. Nesse sentido, os debates e propostas apresentadas, nos fazem pensar sobre a vida, a convivência em sociedade e os processos de ensino. Essas são fatores de grande importante para superar as formas de preconceito, discriminação e exclusão. Logo, são aceitas propostas que ajudem a pensar ou contribuam para uma educação multicultural, interdisciplinar, formal, não-formal e popular.
REFERÊNCIAS
SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.
REALIZAÇÃO
Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.
Coordenação do evento: Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Formato: Presencial.
Periodicidade da publicação: Publicação Anual.
Comissão Organizadora:
Profa. Doutoranda Renata Herwig de Moraes Souza;
Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes;
Profa. Doutoranda Warlete Cristina de Oliveira;
Profa. Doutoranda Lusa de Lara Honório Lopes;
Prof. Me. Deusaguimar Divino da Silva;
Profa. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira;
Técnico Adm. Marcos Evaristiney Beltrão.
LINK DO EVENTO