EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO (1º, 2º e 3º ANOS) É POSSÍVEL

Autores

  • Suélio da Silva Araújo Universidade Estadual de Goiás
  • Divino José Lemes de Oliveira Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo visa estabelecer um vínculo acadêmico com os estudantes no tocante a dar suporte para que estes possam refletir sobre suas práticas no interior da escola, como uso da água, uso dos sanitários, alimentação de forma consciente, ou seja, sem desperdício e afins, pretendendo alcançar um padrão de comportamento adequado por parte de todos os estudantes. Para isso, primeiramente, apresentar-se-á o contexto da educação ambiental. O objetivo geral foi despertar no estudante o senso de pertencimento ao patrimônio e dependências escolares. Os objetivos específicos foram: reconhecer-se como responsável pela preservação do ambiente escolar; reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores de serviços gerais na escola; buscar mecanismos para sensibilizar toda a comunidade escolar quanto ao zelo do ambiente; proporcionar a possibilidade para uma mudança de postura em seus comportamentos em relação ao uso dos banheiros; conscientizar quanto ao uso da água e das refeições sem desperdício. No que se refere à metodologia aplicada, trata-se de pesquisa com objetivos exploratórios, tendo-se utilizado como procedimentos de investigação a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Primeiramente, os estudantes se envolveram e participaram das aulas de modo que acrescentaram conhecimento em sua bagagem acadêmica e ainda puderam mudar seus comportamentos em relação ao uso do bem público. É importante ressaltar também que o estudante se tornou corresponsável pela escola e assim pode se posicionar como um agente de mudanças através de novos hábitos e relações.

Biografia do Autor

  • Divino José Lemes de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Universidade Estadual de Goiás, Professor Doutor em Geografia e Orientador de Trabalho de Curso

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Publicado

2023-12-12