A AQUISIÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
Resumo
A aprendizagem é um processo complexo que compreende diversos fatores. O tema danossa apresentação é a dificuldade na aprendizagem. É um assunto que preocupa familiares eprofessores, exige muita atenção, motivação e paciência. Com isso, nosso objetivo é discutir algumasdas dificuldades dos alunos nos anos iniciais da Educação Básica. Com foco na fase da alfabetização,destacamos a fase pré – fonológica: icônica, garatuja e pré – silábica. Essa é uma fase em que ácriança ainda não consegue relacionar as letras ao som da língua falada, como um momento de difícilaprendizagem, a problemática compreender o ritmo e dinâmica do aprender os sons e a forma gráficada língua escrita. Com base em autores como Magda Soares (2022), José Manuel Moran (2012) eoutros, enfatizamos as tendências diversificadas para um novo modelo de ensino que supere osproblema de alfabetização e letramento. Logo, o presente trabalho tem por metodologia a pesquisabibliográfica e interpretaçao de documentos audiovisuais. Sendo um assunto de extrema importânciana Educação Infantil, pensar a alfabetização é desenvolver uma reflexão que resulte em melhoresformas da aquisição da linguagem por parte da criança. Tendo o texto como fonte, explorar sobre aaquisição da língua escrita é compreender a consciência fonológica, o desenvolvimento psicogenéticoe o conhecimento das letras.