UMA LUTA DE LIBERDADE

A CAPOEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Letícya Dállya Caldas Lessa
  • Wilson de Sousa Gomes UEG

Resumo

A capoeira é uma forma de expressão cultural e corporal da cultura brasileira. Ela combina elementos de dança, música, jogo e luta. Suas raízes remontam ao período da escravização dos povos negros no Brasil. Enquanto uma luta de libertação é resultado de um processo de mistura de culturas e de resistência a servidão. Como patrimônio cultural do Brasil, a capoeira conquistou diversos espaços, dentre esses, está a escola. A capoeira na escola, vai além da atividade física, ela é uma ferramenta educacional que promove valores culturais, sociais, históricos e identitários; contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. Com uma abordagem única e interdisciplinar, enriquecer o currículo escolar e proporcionar experiências significativas aos estudantes. O objetivo desse relato de experiência é expor meus estudos vinculados às bolsas estudantis e a contribuição da capoeira em um ambiente escolar. Com isso, relato minha experiência prática com a capoeira na Escola Municipal Izaura Maria da Silva, do Munícipio de Jussara - GO. A comunicação e o texto expostos, tem por fundamentos os autores Dermeval Saviani(1982), Lussac(2009), Breda(2010) e Magda Soares(2020). Adotando uma metodologia qualitativa, busco definir a capoeira e sua força educativa e formativa. Nesse caminho, problematizo o papel transformador e inclusivo da capoeira em um ambiente escolar. Por meio de ações extensionistas, tive a orientação do Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes. Nas reuniões, orientações e estudos, compreendi a capoeira como luta de libertação que permite a formação cultural dos envolvidos, resultando em uma ação transformadora de pertencimento e reforço identitário.

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Publicado

2023-12-12