PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
O PROCESSO DE ALFABETIZAR
Resumo
Esse texto apresenta um relato de experiência. Descreve a vivência da dupla noPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste contexto, o trabalhodestina-se a informar e esclarecer de forma objetiva as proporcionalidades que o projeto possui.Em linha gerais, toca na amplitude da formação docente e na preparação para os processos dealfabetização dos alunos do Ensino Básico. O objetivo do PIBID / Pedagogia – Alfabetizaçãoda UEG UnU Jussara é basicamente: a melhoria na qualidade da formação de professores pormeio da inserção de estudantes de licenciatura nas escolas de educação básica. Ao oferecer umamaior proximidade com a realidade em sala de aula, o objeto passa a ser os processos dealfabetização. Centrados em uma metodologia dialógica, onde a leitura é acompanhada defichamentos, apresentações e discussões nas reuniões de estudos e formação conduzidas peloOrientador, aprendemos e adquirimos consciência da importância do ato alfabetizador. Tendocomo fonte os documentos audiovisuais (Alfaletrar) e textos físicos, adquire-se a compreensãodos processos teóricos e reflexivos sobre a alfabetização. Com essa bagagem, a meta éenriquecer a experiência prática, fator fundamental para os estudantes de pedagogia napreparação para o magistério.