A ESCRITA COMO CONSTRUÇÃO GRADUAL

Autores

  • Valeria Gonsalves da Costa ueg
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

A aquisição da habilidade de escrita é um marco crucial na vida de uma criançadesempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento cognitivo e acadêmico a escritanão é apenas um ato mecânico de reproduzir palavras, mas um processo complexo deconstrução de significado. Segundo a teoria de Magda Soares, a aquisição da escrita passa porvárias fases, começando com a pré - escrita, em que as crianças fazem rabiscos e desenhos,passando pela escrita não convencional, onde criam suas próprias formas de representarpalavras, até chegarem a escrita convencional. A intervenção do professor no processo deconstrução gradual da escrita nas crianças é fundamental para o desenvolvimento de habilidadesde escrita eficaz, fomentando a criatividade e o gosto pela escrita bem como garantindo quecada criança tenha a oportunidade de progredir em seu próprio ritmo. Para o professor realizara intervenção na construção da escrita ele pode adotar algumas estratégias como: ensino dasletras e sons, leitura em voz alta para as crianças irem se familiarizando com os sons das letras,estímulo a pré -escrita, modelagem e outros. Ao adotar essas estratégias os professores podemdesempenhar um papel fundamental na construção das habilidades de escrita das crianças nosanos iniciais. Promovendo um ambiente de aprendizado eficaz e envolvente respeitando asnecessidades e ritmo de cada criança. Tendo como problema a dificuldade na construçãogradual da escrita, esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e reprodução deprodutos audiovisuais, tem como objetivo o foco na educação infantil para que seja feita asintervenções necessárias para o aprendizado e desenvolvimento eficaz das crianças.

Downloads

Publicado

2023-12-12