CRITÉRIOS DE ANÁLISE TEXTUAL
ACORDES TEÓRICOS
Resumo
No artigo, propomos apresentar às categorias de análise textual de Antunes (2010) em três blocos: as globais do texto, as de construção e adequação vocabular. A escolha em estudar a referida proposta se deu por acreditarmos em uma prática pedagógica alicerçada na concepção interacionista da linguagem, que concebe o ensino de língua como prática de interação e inserção social do indivíduo. Nossa reflexão teórico-epistemológica apoia-se nos trabalhos de Antunes (2009, 2010, 2014), Bakhtin, ([1929] 2006), Marcuschi (2011, 2012), Koch (2014, 2015), dentre outros estudiosos dessa área de conhecimento. O aporte metodológico centra-se na pesquisa bibliográfica e qualitativa. Entendemos que tal abordagem permite ao professor de Língua Portuguesa reconhecer em produções textuais discentes não apenas os aspectos periféricos da língua, sendo um modo de oferecer aos nossos leitores um conjunto de literaturas de como se pode perceber nos textos dos alunos, os elementos de sua construção, de sua relevância comunicativa, ultrapassando nas análises, a simples identificação de elementos da superfície textual, fugindo assim, daquelas atividades de mera identificação e classificações.