CRITÉRIOS DE ANÁLISE TEXTUAL

ACORDES TEÓRICOS

Autores

  • Renata Herwig de Moraes Souza UEG
  • Rafaela Dias Moreira
  • Evandro Rosa de Araújo
  • Warlete Cristina de Oliveira

Resumo

No artigo, propomos apresentar às categorias de análise textual de Antunes (2010) em três blocos: as globais do texto, as de construção e adequação vocabular. A escolha em estudar a referida proposta se deu por acreditarmos em uma prática pedagógica alicerçada na concepção interacionista da linguagem, que concebe o ensino de língua como prática de interação e inserção social do indivíduo. Nossa reflexão teórico-epistemológica apoia-se nos trabalhos de Antunes (2009, 2010, 2014), Bakhtin, ([1929] 2006), Marcuschi (2011, 2012), Koch (2014, 2015), dentre outros estudiosos dessa área de conhecimento. O aporte metodológico centra-se na pesquisa bibliográfica e qualitativa. Entendemos que tal abordagem permite ao professor de Língua Portuguesa reconhecer em produções textuais discentes não apenas os aspectos periféricos da língua, sendo um modo de oferecer aos nossos leitores um conjunto de literaturas de como se pode perceber nos textos dos alunos, os elementos de sua construção, de sua relevância comunicativa, ultrapassando nas análises, a simples identificação de elementos da superfície textual, fugindo assim, daquelas atividades de mera identificação e classificações.

Biografia do Autor

  • Renata Herwig de Moraes Souza, UEG

    Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e Pós-graduação em Língua Portuguesa e Linguística e mestranda no Cepae - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG). Atualmente atuo como professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas II, Língua Portuguesa II e III, Leitura e Produção de Texto- Técnico-Científico e Linguística I - na UEG - Câmpus Jussara. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em estudos voltados ao ensino de Língua Portuguesa. Oriento trabalhos de conclusão de curso na área de ensino com ênfase na aprendizagem de conteúdos que envolvam a literatura, Sociolinguística, ensino de Língua Portuguesa, dentre outros. Atualmente é membro atuante do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Professores de Estágio Supervisionado - GEPES/JUS, da Univesidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara e também membro integrante de GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade pela UEG - Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-12-12