A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Lopes UEG campus Cora Coralina
  • Márcia Flauyzia Oliveira Marques
  • Wilson de Sousa Gomes

Resumo

O ensino da leitura e da escrita requer alguns processos para que ele ocorra de formaacertiva e comprometedora. Com o intuito de desbravar sobre esse processo da educação, foiescolhido o tema: a consciência fonológica na educação infantil afim de demostrar a importância dese compreender sobre o referente assunto. Este processo pode ser dividido em três níveis sendo o nívelfonêmica, a silábica e a intrassilábica. Durante todo o desenvolvimento da criança, o papel dosdocentes e dos responsavéis no processo é fundamental para que o aluno consiga atingir os objetivosque a fase da consciência fonólogica propõe para a criança. Nesta fase a criança identifica e discriminaos sons em geral entendendo que cada palavra representa um tipo de som. É válido ressaltar que aconsciência fonológica não deve ser confundida com método fônico à uma memorização mecância deuma palavra mas sim como um processo da leitura importante no desenvolvimento educacional. Seembazando na autora Magda Soares, será proposto a reflexão do desenvolvimento fonológico, bemcomo possíveis atividades para serem trabalhadas com a criança na sala de aula. O artigo será decunho bibliográfico com análises de experiências vividas em campo em uma escola situada na cidadede Jussara- Goiás. Em suma será explorado o processo da aquisição da consciência fonológica, odesenvolvimento ocorrido no processo da aquisição e o conhecimento dos sons de acordo com oprocesso fonológico pensando sempre no processo em que a criança se encontra respeitando o seudesenvolvimento individual e trazendo o lúdico com o intuíto da criança atingir êxito no percursoescolar.

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Publicado

2023-12-12