A MINHA EXPERIÊNCIA NO PIBID DA UEG JUSSARA
Resumo
Essa comunicação apresentará um relato de experiência. O objetivo é descrever as experiências e vivênciadas no subprojeto do PIBID Pedagogia / Alfabetização da UEG Jussara, a qual faço parte como professora supervisora. A proposição é narrar e refletir sobre as estratégias utilizadas na prática docente no processo de alfabetização. Como suporte teórico - metodológico, priorizamos os estudos e produções do Alfaletrar, da professora Magda Soares (2017 e 2020). A autora em livro e produção audiovisual discute a alfabetização e letramento. Alerta sobre o docente necessitar de um olhar atento na fase de aquisição da leitura e escrita por parte da criança. Muitos professores deparam com as dificuldades de leitura e escrita dos estudantes, compreender o processo de aquisição dessa tecnologia (transformar letras em sons e sons em letras) é contribuir para uma ação didática eficaz, que resultará em processos positivos na alfabetização e letramento. Assim, nessa apresentação quero compartilhar minha vivência e experiência com as acadêmicas do PIBID e o coordenador de área. Falar sobre o processo de estudo, formação, discussão, planejamento e supervisão, traz luz sobre a ação pedagógicas das acadêmicas no processo de interverção didática. Acompanhando o processo teórico e prático, percebo a contribuição metodológica na leitura e escrita dos estudantes, resultados de metodologias inovadoras e criativas. Um relato sobre a experiência no PIBID é uma contribuição aos programas, projetos e subprojetos que trabalhama a iniciação a docência.