PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS, PERSPECTIVA HISTÓRICA E ENSINO DO CAPOEIRA

Autores

  • Wilson de Sousa Gomes UEG

Resumo

O texto em tela apresenta algumas considerações desenvolvidas no Estágio Pós – Doutoral em História, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC / GO (2022 a 2024). Tendo como fonte as teses de doutorado da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituo Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), em um recorte temporal de 2017 a 2021. Na pesquisa problematizei a abordagem realizada pelos (as) pesquisadores (as) sobre a capoeira. Para o momento, pensando em uma abordagem que discuta os desafios do presente, trato a capoeira como um possível tema/conteúdo para uma proposta de educação histórica. A meu ver, compreender as dinâmicas sociais e políticas dessa arte-luta-dança no tempo, contribui para uma formação escolar / acadêmica cidadã, plural e reflexiva. Logo, o objeto é a capoeira. A metodologia adotada é a análise bibliográfica seguida de reflexão teórica - historiográfica. O objetivo é contribuir para as problemáticas contemporâneas a partir de uma perspectiva histórica. Para essa, me fundamento no historiador alemão Jörn Rüsen (2007b), ao mesmo tempo, dialogo com as proposições do sociólogo Norbert Elias em sua obra: O processo Civilizador (1993).

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Publicado

2024-12-13