CINEMA E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

POTENCIALIDADES DO FILME “O TRONCO” (1999) NO ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL

Autores

  • Wanderson Claudio da Silva SEDUC-GO

Resumo

Reconhecer a importância das fontes audiovisuais para o ambiente escolar é fundamental para compreender a intencionalidade a partir de quem produz e para quem produz determinada representação do passado através do filme. O cinema não elimina, mas acrescenta à compreensão da História à medida que exploram um recorte temático seguindo os critérios cinematográficos, e, por conseguinte, configurando-o enquanto fonte histórica. Partindo do pressuposto de que o Ensino de História é uma área discursiva, que em meio a diversos outros discursos, cria uma ordem para o passado. Desta forma, a sala de aula fica suscetível à memória coletiva e aos discursos veiculado pela grande mídia. O uso de diferentes fontes, tal qual as obras cinematográficas, contribuem para apresentar representações acerca de acontecimentos do passado. Este trabalho tem o objetivo de realizar alguns apontamentos que favorecem a utilização de filmes em sala de aula, inserindo uma temática voltada para a vivência dos alunos e de uma forma geral da comunidade escolar que é a localidade da experiência cotidiana, onde as pessoas mantêm vínculos afetivos, criando identidades próprias, neste sentido a utilização do filme “O Tronco” (1999) é um exemplo viável para trabalhar temática relacionadas ao convívio dos alunos. Explicitada a relevância da análise de películas em sala de aula, este trabalho busca contribuir com a atividade docente a partir do estabelecimento de critérios e metodologias de auxílio ao professor da rede básica de ensino, pois, não sendo possível identificar o discurso que a obra cinematográfica constrói sobre a sociedade na qual se insere, o cinema perde sua efetiva dimensão de fonte histórica tornando-se apenas uma mera metodologia para passar o tempo e entreter os alunos.

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Publicado

2024-12-12