LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR O LUTO E O SENTIMENTO DA PERDA
Resumo
A utilização da literatura infantil como recurso pedagógico para abordar o luto e o sentimento de perda no contexto escolar apresenta implicações significativas para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, especialmente ao considerar a necessidade de lidar com experiências difíceis de forma saudável. Crianças em luto enfrentam desafios emocionais e educacionais que, sem o devido acolhimento, podem comprometer seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Ante esse contexto, o objetivo geral da pesquisa é analisar e compreender como o uso da literatura infantil no contexto pedagógico pode auxiliar as crianças na expressão de suas emoções e na elaboração do conceito de morte e perda. A pesquisa fundamenta-se na exploração sobre o assunto nos últimos cinco anos, chegando às contribuições de Campos (2023), Cruz et al. (2021), Farias et al. (2021), Flores (2023), Silva et al (2022), dentre outros pesquisadores. A pesquisa é caráter qualitativo e exploratório, baseando-se em análise bibliográfica e documental de obras literárias que tratam do tema do luto e estudos de autores como Kovács (2008) e Kübler-Ross (2018) e obras como “A morte da lagarta” de Rodrigues (2022) “Pode chorar, coração, mas fique inteiro” de Gringtved “Vazio” de Llenas (2018). Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar a compreensão sobre o papel da literatura infantil no acolhimento e apoio emocional às crianças enlutadas, promovendo alternativas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento emocional saudável em contextos educacionais e fomentar o uso da literatura infantil como recurso pedagógico para auxiliar as crianças na compreensão e elaboração do luto e facilitar a compreensão do conceito de morte.