CONCEITO DE LEITURA À LUZ DA TEORIA DE ANTUNES
uma análise reflexiva de atividades de Língua Portuguesa no aplicativo Pinterest
Resumo
A pesquisa se justifica pela relevância em trabalhar a contextualização das atividades escolares, tendo o texto/gênero como eixo de práticas de alfabetização e letramento. Dessa forma, o objetivo geral é explorar o conceito de leitura de Antunes (2003, 2005, 2017), que, para a pesquisadora, vai além do ato mecânico de decifrar palavras, apresentando-a como meio de transformação pessoal e social. A autora sugere caminhos para que práticas pedagógicas possam estimular uma leitura mais consciente, de diferentes gêneros textuais, valorizando o processo interpretativo e a formação de um leitor crítico e reflexivo. A problemática está centrada no aplicativo Pinterest, que oferece atividades prontas e é muito usado por docentes da educação básica que trabalham com a alfabetização. Ainda há docentes que não analisam adequadamente a proposta de prática de leitura presente no material, reproduzem atividades sem desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva deste material. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, qualitativo, exploratório e descritivo, analisando por amostragem atividades do aplicativo. Para a fundamentação teórica, a pesquisa embasa-se nos textos de Antunes (2003, 2005, 2017), Soares (2022) e em outras fontes de pesquisas como Scielo e Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações. Os dados revelaram que a promoção de um ambiente de leitura que fomente a reflexão e a crítica é fundamental para transformar a experiência educativa e combater a cultura do Pinterest, promovendo, assim, um aprendizado mais efetivo e significativo.