LIVRO ‘SENTIMENTOS’ DO AUTOR RICHARD JONES
a sua contribuição para a formação de habilidades socioemocionais
Resumo
A literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento emocional e social das crianças, contribuindo para a formação de habilidades interpessoais e de autoconhecimento. O uso do livro Sentimentos, de Richard Jones e Libby Walden (2017), nas aulas de literatura infantil, é uma obra que oportuniza uma oportunidade significativa para explorar as emoções, ajudando os alunos a identificar e expressar seus próprios sentimentos de maneira construtiva. O objetivo desta comunicação é discutir a importância da literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento emocional dos alunos, com foco na análise do livro Sentimentos, de Richard Jones e Libby Walden (2017). Como objetivos específicos, busca-se: a) compreender a proposta da obra, destacando o autoconhecimento infantil; b) analisar de que forma o livro sob análise pode contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças; c) apresentar estratégias pedagógicas para serem usadas no contexto da sala de aula a partir da obra. O problema de pesquisa questiona de que forma a literatura infantil pode apoiar o desenvolvimento emocional, ajudando crianças a reconhecer e expressar seus sentimentos. A pesquisa baseia-se nas contribuições de autores como Gardner (2019), que discute a teoria das inteligências múltiplas, enfatizando a inteligência intrapessoal como essencial para o desenvolvimento emocional; Souza et al.(2021)que abordam a compreensão emocional infantil e sua relevância para a educação; Franco et al. (2022), que destacam a importância das competências socioemocionais no desenvolvimento integral das crianças. O método de pesquisa é qualitativo, com análise de conteúdo do livro Sentimento. Espera-se que o estudo demonstre que a literatura infantil, ao abordar temas emocionais, auxilia significativamente no desenvolvimento do autoconhecimento e na expressão dos sentimentos das crianças.