FORMAÇÃO DO LEITOR

CONCEITOS E DADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO 5° ANO DO MUNICIPIO DE JUSSARA, GOIÁS

Autores

  • Vitória Reis de Jesus UEG

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo promover reflexões sobre a Formação do Leitor, com ênfase nos resultados de práticas pedagógicas no contexto do 5º ano do Ensino Fundamental. A ideia é discutir sobre as mediações docentes voltadas para a formação dos alunos na perspectiva da ampliação da competência leitora com resultados nas avaliações externas. Parte-se das inquietações de como foram desenvolvidas as habilidades leitoras nos anos iniciais, no contexto das escolas públicas municipais da cidade de Jussara, Goiás. Argumentam-se, quais são os níveis dos indicadores de leitura apresentados pelos órgãos oficiais nos últimos dois anos? É possível perceber mediações pedagógicas eficazes e eficientes na prática docente? O objetivo geral da pesquisa é reconhecer os resultados das mediações pedagógicas dos docentes nas avaliações externas dos alunos do último ano do Ensino Fundamental I. Parte do pressuposto de identificar os dados das avaliações de leitura e interpretação nas provas de Língua Portuguesa. Analisar as habilidades previstas nestas avaliações e inferir as possíveis mediações para os alcanço desses resultados. A pesquisa proposta será de análise de conteúdos com uma abordagem qualiquante. Os dados serão gerados a partir de pesquisas de dados nas plataformas: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); QEdu (Portal de dados educacionais que reúnem os indicadores da educação brasileira); CAED Goiás. Por meio dessas informações a fundamentação teórica do trabalho se baseará em: FREIRE, Paulo (1982); KRUG, Flavia Susana (2015); ROSSI, BORTONI-RICARDO (2008); OLIVEIRA, Cleonice (2015). Aguarda-se que essa pesquisa seja de cunho estatístico e bibliográfico, trazendo em ênfase a relevância da formação do leitor dentro de sala de aula, feitos por mediações docentes. Ampliando a competência leitora desses estudantes no processo de transição entre o Ensino Fundamental I com o II, fazendo paralelos entre si, mostrando seus processos de ensino-aprendizagem baseando-se nos dados adquiridos.

Downloads

Publicado

2024-12-12