A DESVALORIZAÇÃO DA LICENCIATURA

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Kamila Caetano dos Santos UEG
  • Renata Herwig de Moraes Souza UEG
  • Wilson de Sousa Gomes UEG

Resumo

O presente texto objetiva contribuir com as discussões sobre a desvalorização dos cursos de licenciatura no Brasil e seus impactos na formação docente. Traz reflexões sobre a valorização da profissão docente e a necessidade de fortalecer a educação no país. Nesse sentido, a ideia é analisar os impactos da desvalorização no cenário educacional, do professor em formação, logo, queremos abordar sobre a importância de reverter esse quadro para fortalecer a formação docente e a qualidade da educação no país. Com isso, será realizado um breve relato histórico sobre a importância do profissional de educação e como essa profissão será vista futuramente. Esse é um trabalho qualitativo, escrito através de uma metodologia bibliográfica, fundamentada pelos autores Freire (1999), Saviani (1999), Tardif (2012) entre outros pesquisadores. Será realizada uma análise de estudos acadêmicos, artigos, livros e documentos como revistas online, vídeos, manchetes de jornais, teses e dissertações, que abordam a formação docente, os desafios enfrentados pelos cursos de licenciatura e as políticas públicas voltadas à valorização da docência. Essa etapa fornecerá o embasamento teórico necessário para compreender o fenômeno.

Downloads

Publicado

2024-12-12