v. 1 (2022): Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)

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APRESENTAÇÃO

O evento busca reunir pesquisadores que se preocupam com a história enquanto conhecimento. Logo, desenvolver o pensamento histórico, a formação da consciência histórica e os processos que envolvem a aprendizagem histórica com foco na diversidade, constitui nosso tema central. Para pensar na Educação Histórica e Diversidade ancoramos em Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Estevão Rezende Martins e Maria Auxiliadora Schmidt (2011). Na visão dos pesquisadores, a função social da Educação Histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade cultural e a possibilidade de compreensão do universo cultural historicamente constituído. Nesses termos, as mesas e os simpósios temáticos abrem horizontes de discussão que permitem refletir sobre o papel da Educação histórica para a vida e para a convivência em sociedade. Fator importante para perceber as diferenças, respeitar o outro, a diversidade e superar as formas de preconceito e discriminação.

PÚBLICO-ALVO

O evento quer reunir um público heterogêneo. Estudantes que cursam a Licenciatura; as diversas áreas de conhecimento e outras IES. Pesquisadores e estudiosos da história e áreas afins; professores das redes pública e privada; estudantes egressos; estudantes de Pós-Graduação; gestores e demais profissionais da área da educação.

COORDENADORES 

Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC-GO).
Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC/GO).
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/UFG). 

REALIZAÇÃO 

Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST) da PUC Goiás.
Universidade Estadual de Goiás / Câmpus Cora Coralina / Unidade Universitária de Jussara.

FORMATO

 Presencial.

PROGRAMAÇÃO

 ▷ 30 de novembro de 2022.
19h. UnU/Jussara.

□ Mesa I Educação Histórica, Patrimônio e história regional.
Prof. Marlon Teixeira de Faria (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/1472960833151921
“Entre narrativas e simbolismos: o distrito de Águas de São João e suas águas sulfurosas”
Prof. Wanderson Claudio da Silva (UFG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/0663024158987870
"Os desafios do uso dos filmes nas aulas de história: o uso da história regional."

▷ 01 de dezembro de 2022.
19h. UnU/Jussara.

□ Mesa II – História, performance e ditadura.
Prof. Dr. Eduardo José Reinato (PUC /GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
"História e Performances culturais: ampliação de interfaces de estudos e pesquisas."
Prof.ª Dayse de Jesus Rocha (UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/6460247420974263
"Isaura Botelho: bordados e tortura na Ditadura Militar Brasileira - 1964-1985."

▷ 29 de novembro de 2022. 02 de dezembro de 2022
19h. UnU/Jussara.

□ Mesa III Educação, mulheres e História.
Prof.ª Jéssika Aparecida Santos Ferreira (UEG/Col. Objetivo).
CV: http://lattes.cnpq.br/9092830870581378
"A construção da identidade da mulher negra: um olhar sobre o conto "Quantos filhos Natalina teve?" - Discurso e representatividade."
Prof.ª Liliane Rodrigues de Araújo (UEG/SEDUC).
CV: http://lattes.cnpq.br/6293891250604717
"Folia de Santos Reis: devoção e tradição popular da comunidade quilombola do São Félix, em Matrinchã-Goiás." 

▷ 03 de dezembro (Sábado).
7h30min. UnU/Jussara.

Simpósios Temáticos - Comunicação oral.

□ Simpósio Temático I - Educação Histórica e Diversidade.
Coordenadores:
Prof. Dr. Wilson de Sousa Gomes (UEG/PUC – GO).
CV: http://lattes.cnpq.br/3686914890100830
Profª. Ma. Renata Herwig de Moraes Souza (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/1642049390572022
Profª. Ma. Lusa de Lara Honório Lopes (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/8299406741039176

RESUMO: O simpósio temático buscar reunir pesquisadores que tragam interpretações históricas ou ideias acerca do passado e do presente, que possam suprir ou auxiliar nas carências de orientação temporal e no tema da diversidade. Com foco nesse tema e na educação histórica, são bem-vindos os trabalhos que tratam desses conceitos, categoria afins e pressupostos constituidores da problemática do evento.

Referências:
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

Comunicadores:
Divina Maria dos Santos Ferreira - A MÚSICA “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fábio Augusto Rodrigues Ferreira - UM ESTUDO QUEER QUE BUSCA A SIGNIFICAÇÃO DA FAMÍLIA HOMOAFETIVA NO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Jéssica Silva de Oliveira - CAPOEIRA: instrumento de renovação social, cultural e educativa
Jéssika Aparecida Santos Ferreira - O ENFRETAMENTO DO PATRIARCALISMO E A IDENTIDADE FEMININA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA”
Letícia Dállya Caldas Lessa - A CAPOEIRA NA ESCOLA: DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO
Renata Herwig de Moraes Souza
Thawane Gonçalves Sena - A CAPOEIRA COMO DIVERSIDADE NA ESCOLA
Wilson de Sousa Gomes - A CAPOEIRA NOS ESPAÇOS INTELECTUAIS

□ Simpósio Temático II - Educação e Prática Docente.
Coordenadores:
Profª. Ma. Cleonice Maria Cruz de Oliveira (UEG/ SEDUCE).
CV: http://lattes.cnpq.br/3472763791964084
Profª. Ma. Warlete Cristina de Oliveira (UEG/ UFG).
CV: http://lattes.cnpq.br/2463439334104211
Profª. Kelen Cristina de Lima (UEG).
CV: http://lattes.cnpq.br/9968184755601984

Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é oportunizar a socialização de pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que abordam as indagações, investigações sobre a educação de modo geral, e a prática docente, inclusive o Estágio Supervisionado. A temática é recorrente, mas num período em que houve mudanças significativas no processo educacional, num período de pandemia/pós-pandemia, faz-se necessário compreender os avanços e retrocessos, seja envolvendo o sistema macro, seja a escola, os docentes e discentes.

Referências:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian Bacich. NETO, Adolfo Tanzi. TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015.
SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Universidade: inovações pedagógicas e complexidade. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 129-149.
SANTOS, Sebastião Pereira dos. Tecnologias na Educação e Formação de professores: entre o discurso modernizante e a precariedade da prática. In: GUIMARÃES, Valter Soares (org.) Formação e profissão docente: cenários e propostas. Goiânia: Editora PUC/GO, 2009, p. 165 – 175.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação profissional. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Comunicadores:
Larissa Gomes Ferreira
Márcio Paulo de Souza Cruz - PROJETO AFRO-INDÍGENA – CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL DOM BOSCO
Nayure de Paula Corrêia - LITERATURA INFANTIL: UM INSTRUMENTO DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Sadrack Oliveira Alves - AS NOÇÕES DE MERITOCRACIA E O DIREITO À LITERATURA: UM DEBATE A PARTIR DO USO DE "TORTO ARADO" EM SALA DE AULA
Vanessa Helen Nunes Souza - A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA LITERATURA INFANTIL: RELFEXÕES ACERCA DA OBRA BETINA, DE NILMA LINO GOMES
Vitor Honório da Silva - GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVO
Warlete Cristina de Oliveira - ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS DE ATIVIDADES AUTORAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Yasmim Alves da Silva - ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: INDAGAÇÕES E PERSPECTIVAS

REFERÊNCIAS 

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UNB, 2007a.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007b.
RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

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Publicado: 2023-10-02