Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais da Semana de Integração da UEG Câmpus Inhumas
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 1 (2016): Interdisciplinaridade na Educação: redimensionando práticas pedagógicas
v. 3 n. 1 (2016): Interdisciplinaridade na Educação: redimensionando práticas pedagógicas
Publicado:
2016-09-21
GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO
TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: relato de uma experiência pedagógica com a ginástica geral
Sr Marcos Vinícius Guimarães de Paula
1-8
PDF
PENSAR UMA EDUCAÇÃO COMPLEXA, TRANSDISCIPLINAR E INTERCULTURAL: religações possíveis
Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, João Henrique Suanno
9-19
PDF
ECOFORMAÇÃO E ECOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DO PENSAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: caminhos e questões para a sustentabilidade
Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, Regina Célia Alves Cunha, João Henrique Suanno
20-30
PDF
PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA
Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Maria Aparecida de Castro, Milena Bruno Henrique Guimarães, Alexandre Bellezi José
31-40
PDF
RECEPTIVIDADE E CRÍTICA NA OBRA DE BERNARDO ÉLIS: pelo viés da interdisciplinaridade
Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Carla Cristina Moreira Lopes
41-51
PDF
TRAJETÓRIAS DE UMA AÇÃO CRIATIVA E TRANSDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO: canteiros sustentáveis
Regina Célia Cunha, João Henrique Suanno
52-60
PDF
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: jogar, conviver e aprender com o outro.
Livia Alessandra Carvalho Teles
61-68
PDF
JOGOS OLÍMPICOS 2016: compartilhando uma experiência pedagógica transdisciplinar
Lucimara Cristina Borges da Silva
69-75
PDF
O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO - limites e possibilidades de uma proposta interdisciplinar
Dayse Alisson Camara Cauper
76-86
PDF
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA PESQUISA CIENTÍFICA: uma discussão à luz de Laville e Dione
Vanessa Amélia, Andréa Kochhann, Gilberto Lacerda Santos, Alice Carlos Feliciano
87-93
PDF
ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO EMPRESARIAL NA GESTÃO DE PESSOAS DAS ORGANIZAÇÕES
Kochhann Kochhann, Elenaice Silva de Paula, Sidney Barbosa
94-102
PDF
A PEDAGOGIA EMPRESARIAL NA ERA DA INFORMAÇÃO/CONHECIMENTO: atuação (im)possível do pedagogo para a emancipação humana
Kochhann Kochhann Kochhann, Ândrea Carla Moraes, Poliana Alves Souza, Sidney Barbosa
103-113
PDF
DOMINAÇÃO CAPITALISTA DO CONHECIMENTO: fetichismo da produção material e produção intelectual
Kochhann Kochhann, Natalia Ribeiro Teixeira, Douglas Correia dos Santos
114-123
PDF
REVISTA PEDAGÓGICA: uma experiência inter e transdisciplinar
Kochhann Kochhann, Amanda Gonçalves da Luz, Herick José Rodrigues Chaveiro, Júlia kassia Alves Rodrigues, Maria Clara Alves de Oliveira, Patrícia Ferreira, Patrícia Ramiro, Thiago Gomes Mendonça
124-130
PDF
GRUPO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: experiências vivenciadas
Vanessa Amélia, Andréa Kochhann, Júlia kassia Alves Rodrigues, Maria Clara Alves de Oliveira, Patrícia Ferreira, Patrícia Ramiro
131-140
PDF
DEZ ANOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: a prática inter e transdisciplinar de um grupo de estudos
Kochhann Kochhann, Ândrea Carla Moraes, Herick José Rodrigues Chaveiro, Patrícia Ferreira, Thiago Gomes Mendonça
141-147
PDF
LUGARES: ESTUDO ETNOGRÁFICO E RELACIONAL DO BAIRRO NORTISTA
Hilda Freitas Silva
148-159
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL E A MATRIZ CURRICULAR: PROPOSTA RESSIGNIFICADA A PARTIR DO PARADIGMA EMERGENTE, DA TRANSDISCIPLINARIDADE E DO PENSAMENTO COMPLEXO
Ludilene Clarice de Oliveira, Lindalva Pessoni Santos
160-171
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA KANTIANA PARA A EDUCAÇÃO
Patrícia Maria Ferreira, Izabel Cristina Xavier Rosa Kaadi, Renata Magalhẽs Vaz Assis, Thâmara Nayara Alves Pereira
172-180
PDF
GT 2 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
INTERFERÊNCIAS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO TRABALHO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra
181-191
PDF
A Mercantilização do Ensino Público pelo viés da terceirização e da privatização
NILSON PEREIRA PEREIRA BEZERRA
192-200
PDF
CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Cláudio Pires Pires Viana, Cláudio Pires Viana, Cláudio Pires Viana
208-219
PDF
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME): PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE ARAÇU-GO
Professor Junior Oliveira
201-207
PDF
A IDENTIDADE DE PEDAGOGO NO PROJETO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: dilemas entre o currículo escrito e a legislação
Kochhann Kochhann, Ândrea Carla Machado de Moraes, Mirza Seabra Toschi, João Roberto Resende Ferreira
220-229
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM GOIÁS: neocoronelismo, imposição e colonialidade do saber
juan alberto castro
230-240
PDF
GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO
A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES
Gislene de Freitas
241-249
PDF
A RELAÇÃO DO COACHING EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma necessidade no processo de ensinagem
Vanessa Amélia, Andréa Kochhann, Patrícia Ramiro
250-257
PDF
LETRAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO
Thais Lopes Soares
258-268
PDF
SKINNER: das engenhocas infantis à câmara de condicionamento operante – avanços na teoria behaviorista e contribuições para a educação
Dayse Alisson Camara Cauper
269-277
PDF
COACHING EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO HUMANA: concepções, sentidos e construções
Vanessa Amélia, Andréa Kochhann
278-285
PDF
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: perspectivas e limites da extensão universitária
Kochhann Kochhann, Kátia Augusta Curado Silva
286-296
PDF
A PESQUISA EDUCACIONAL: necessidade emergente em cursos de formação de professores
Kochhann Kochhann, Gilberto Lacerda Santos
297-308
PDF
TENDÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA: contribuições para a emancipação humana
Kochhann Kochhann, Maria Clara Alves de Oliveira, Natalia Ribeiro Teixeira, Douglas Correia dos Santos
309-318
PDF
OS ESTUDOS CRÍTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: reflexões a partir da prática docente no estágio supervisionado de Língua Inglesa I
Marcelo Maciel Ribeiro Filho
319-332
PDF
QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Ciência e Qualidade Social
Dagmar Dnalva da Silva Bezerra
333-339
PDF
EMANCIPAÇÃO HUMANA: possibilidades e dificuldades de alcance pela práxis acadêmica
Kochhann Kochhann, Ândrea Carla Machado de Moraes
340-348
PDF
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GOIANA: O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INHUMAS
keila garcia dos santos
349-360
PDF
GT 4 - MÍDIAS, ARTE E EDUCAÇÃO
A MEDIAÇÃO COM O USO DE TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES
Rizzia Sarah Rizzia Campos Luiz Miranda
361-372
PDF
NOVAS TECNOLOGIAS: mudanças na sociedade e suas influências no processo educacional
Gisele Luiza de Souza
373-382
PDF
O USO DE FILMES EM SALA DE AULA E O GUIA DO GEFOPI: uma proposta didático-metodológica
Julia kassia Alves Rodrigues, Andréa Kochhann, Thiago Gomes Mendonça
383-388
PDF
MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos
Vanessa Amélia, Andréa Kochhann, Amanda Gonçalves da Luz, Alice Carlos Feliciano, Herick José Rodrigues Chaveiro, Patrícia Ramiro
400-409
PDF
LER E ESCREVER NA UNIVERSIDADE DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Guido de Oliveira Carvalho, Débora Letícia Silva de Araújo, Matheus Augusto Utim
389-399
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DAS MÍDIAS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA: um estudo de caso do WhatsApp
Kochhann Kochhann, Keila Cristina Barbosa Ferreira
410-421
PDF
POR UMA ESCOLA DE LUTA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS
Edgar Antonio Nery alves Nery Alves Camelo
422-430
PDF
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: FUNDAMENTOS E PERSPECTIVAS QUE PERMEIAM O USO DOS FILMES NA SALA DE AULA
tiarini tiarini tiarini silva
431-439
PDF
GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR
Luciana Andrade
440-448
PDF
A MÁQUINA DO TEMPO DO DEI: viajando pela história do atletismo - saberes e movimentos na educação infantil
Dayse Alisson Camara Cauper
449-458
PDF
GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE: o que ainda precisa mudar?
Brenda fonseca de oliveira
459-469
PDF
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um enfoque sobre a construção da nova modalidade escolar brasileira
Eleno Marques de Araújo, Samuel Pedro Gonzaga
470-476
PDF
AS JOVENS DA MARCHA DAS VADIAS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS À UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE E PARA A DIVERSIDADE
Isadora Costa Mendes
477-490
PDF
DIVERSIDADE CULTURAL: APONTAMENTOS DO RE (VI) VER A MIGRAÇÃO ATRAVÉS DA MEMÓRIA
Hilda Freitas Silva, Amanda Gonçalves da Luz
491-496
PDF
INTERFACES E PERSPECTIVAS: ENTRE PESSOAS E INSTITUIÇÕES
Hilda Freitas Silva, Eduardo Soares de Oliveira
497-507
PDF
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: relato de experiências
Priscilla Jessica Santiago Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis
508-518
PDF
A INSERÇÃO DA LIBRAS NO COTIDIANO ESCOLAR: Que currículo(s), método(s), técnica(s), recursos educativos e organização específica são necessários?
Georgia Clarice da Silva, Fabrícia Ferreira da Silva Castro
519-529
PDF
GT 10 - LINGUAGEM, DISCURSO E IDENTIDADES
MULHER: enunciados que mobilizam efeitos de sentido na sociedade do século XXI
Hilda Rodrigues da Costa
572-577
PDF
GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LETRAMENTO LITERÁRIO: uma prática de incentivo a leitura e a escrita
ANA PAULA DA SILVA, Renata Herwig de Moraes Souza, Fernanda Rocha Bomfim
530-539
PDF
O GÊNERO CORDEL COMO OBJETO DE ENSINO
Josilene Dos Santos Souza, Renata Herwig de Moraes Souza, Fernanda Rocha Bomfim
540-549
PDF
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE: contribuições para a alfabetização e letramento
Kochhann Kochhann, André Luís Pereira Souza
550-562
PDF
MEDIAÇÃO DE LEITURA: práticas de ensino
Joana Oliveira Ferreira Paiva
563-571
PDF
SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO
A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA O ATENDIMENTO ESDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE).
BYANCA TELES DA SILVA
618-624
PDF
PERSPECTIVAS PARA O USO DAS MÍDAS NAS SÉRIES INICIAIS
fabiana cristina pessoni albino
625-631
PDF
A PESQUISA E A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: a importância do Observatório de Ideias e do Núcleo de Pesquisa da UEG Câmpus Inhumas
Ecinele Pereira Nascimento, Marlene Barbosa de Freitas Reis
632-643
PDF
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: Um novo paradigma para a formação
Elizane Nascimento Moreira, Marlene Barbosa Freitas Reis
644-653
PDF
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS NO CENTRO DE IDIOMAS: A EXTENSÃO APROXIMANDO TEORIA E PRÁTICA
Marise Pires Silva, Giuliana Castro Brossi
654-661
PDF
EDUCAÇÃO NA E PARA A DIVERSIDADE: perspectivas de uma Educação Inclusiva
Thiffanne Pereira dos Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis
662-672
PDF
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DO ENSINO PÚBLICO DE GOIÂNIA, GOIÁS
Hugo Marques Cabral
673-686
PDF
A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM OS BEBÊS
Silvelene Alcantara Malveste, Dinara Pereira Lemos Paulino da Costa
687-698
PDF
ROTINA E INTERAÇÕES NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Poliana Carvalho Martins
699-709
PDF
SESSÃO DE PÔSTERES
AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE PESTALOZZI PARA AEDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS.
Taynara Santos, Jhuly Barros, Leidiane Almeida, Sara Lohany, Marlene Barbosa
578-586
PDF
JOÃO AMOS COMENIUS E A EDUCAÇÃO
SILVA BYANCA TELES DA, NASCIMENTO ALINE MARTINS, ALENCAR IZABELLA CINTRA, FERRAZ MÔNICA NAYARA, MORAIS SILVIA FERNANDES DE
587-596
PDF
O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E A EDUCAÇÃO
elielma macedo elielma macedo bastos, creusa monteiro creusa monteiro da silva, rariures conceição conceição sousa, marinália Moisés moisés pereira
597-603
PDF
O ESTÁGIO E A COMPREENSÃO DO CUIDAR E EDUCAR COMO ELEMENTOS DE UMA MESMA VERTENTE NO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Cláudia Rodrigues
604-610
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS
Natalia do Amaral Borges, Anyelle Vasconcelos Rezende Montagnini, Amanda Rodrigues Tavares, Fabiane Alves do Vale, Talita Serravali Lanzoni
611-617
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários